Páginas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Treinar de acordo com o tipo de fibra muscular pode elevar 50% seu ganhos

Temos dois tipos de fibras musculares: fibra de contração muscular lenta (tipo I) e fibra de contração muscular rápida (tipo II). Sendo que o tipo II pode ser subclassificado IIa  e IIb chamadas de fibras intermediárias. 
  
Tipos de fibras musculares 
lenta 
vermelha 
aeróbica 

rápidas 
brancas 
Pobre em aeróbica 

Intermediárias 
cinzas 
+ ou - aeróbica 


Fibras musculares tipo I
 (fibras lentas) 
As  fibras musculares do tipo I tem a velocidade de contração lenta, a capacidade aeróbica mais elevada, e a capacidade anaeróbica mais baixa. Contraem-se lentamente e podem se prender a uma contração muscular constante com durações longas sem descanso. As fibras musculares do tipo I são usadas em atividades de resistência. Os corredores, os nadadores e os ciclistas usam na maior parte as fibras tipo I.


Fibras musculares tipo II ( fibras rápidas) 
As fibras musculares do tipo II tem a velocidade de contração rápida, a capacidade aeróbica  mais baixa e a capacidade anaeróbica mais elevada. São ideais para explosão, movimentos curtos e rápidos. Estas fibras musculares são usadas em atividades como sprinting, powerlifting, e o bodybuilding ( musculação).


Qual a diferença entre a fibra muscular Tipo I e Tipo II?  
São super diferentes, aliás, são opostas. 
O tipo I é para atividades longas de resistência quanto o tipo II é para explosão, movimentos curtos e rápidos. As fibras tipo I são altamente oxidativas (aeróbica) e não hipertrofiam com muita facilidade. 
As  fibras do tipo II são altamente anaeróbicas e tendem a hipertrofiar mais do que as fibras de I e também são da cor vermelhas devido a sua fonte abundante do sangue. O fibras do tipo I tem pouco sangue e isso faz com que tenham a aparência branca.
Bom, 
Até aqui você deve estar se perguntando...O que eu tenho a ver com isso? Para quê quero saber dessas coisas? 
Aí é que tá, quanto mais você conhecer seus músculos, mais irá saber trabalhá-los. 
Por isso você sempre escuta falar assim:  fulana tem corpo de nadadora, fulano tem corpo de maratonista...lógico, eles tem um certo tipo de fibras a mais que o outro, não foi anos fazendo aquele esporte que deu aquele determinado tipo de corpo, a pessoa está predisposta por causa das suas fibras e por isso pratica aquele esporte, por ter se adaptado melhor. 


Como a escala das repetições afeta suas fibras musculares e ganhos de força? 


Vista geral              Crescimento em fibras do músculo






Escala da
Repetição
   
Fibras tipo I 
Fibras tipo II 
Fibras interm. 
Ganhos De Força 


1-2 repetições  
Muito Baixo 
Baixo 
Baixo 
Excelente 


3-5 repetições 
Muito Baixo 
Baixo 
Decente  
Excelente  


6-8 repetições 
Muito Baixo 
Bom 
Excelente 
Bom 


9-12 repetições 
Baixo 
Excelente 
Muito Bom 
Bom . 


13-15 repetições 
Decente 
Muito Bom 
Decente a bom 
Resistência 


16-25 repetições 
Muito Bom 
Diminuir 
Baixo 
Resistência 


25-50 repetições 
Excelente 
Baixo 
Muito Baixo 
Resistência 





Com que tipo de fibra muscular você nasceu? 


Você pode correr  5 Km sem cansar?  
Ou você já morre, subindo e um lance de escadas. 
Ok..Tem uma regrinha para saber qual o tipo de fibras são predominantes em você…   


É necessário testar os limites de repetição de um músculo em comparação com a sua força máxima. Tenha em mente que estes limites podem ser alterados por vários motivos, portanto é apenas uma estimativa.

Primeiro, determinar um número de repetições max (conhecido como o 1 RM) para um exercício isolado de um grupo muscular, por exemplo, bíceps curl. Encontre o peso que você possa fazer apenas com uma repetição o mais pesado possível.

Anote seu peso para 1 Rep Max : ex. 100lbs)
Assim que tiver o número do peso para uma repetição máxima, você terá que conseguir fazer algumas repetições com 80% desse peso, quer dizer terá que multiplicar o peso máximo por 0,8 para obter.

Se você só conseguir fazer apenas 4 a 7 repetições com 80% de sua 1 RM, você tem principalmente mais fibras rápidas! Tipo II anaeróbicas.
A razão pela qual você só é capaz de fazer 4 a 7 repetições com 80% de sua 1 RM é que esse tipo de fibras musculares são fortes, mas não têm grande resistência. Você será capaz de levantar mais peso, mas não será capaz de fazer um trabalho de resistência

São pessoas que viram atletas de bodybuilding, power lifting etc…

A capacidade para fazer cerca de dez repetições com 80% de sua 1 RM é a típica fibra do tipo IIa e IIb ( fibras misturadas) de um músculo. Isto trabalha cerca de 50/50 entre tipos de fibra.

Se você pode fazer de 12 a 15 ou mais repetições com 80% de sua 1 RM, a maioria das suas fibras são lentas.
Essas fibras não são tão fortes, mas possuem excelente resistência.

Repita este procedimento para cada grupo muscular que você deseja descobrir o tipo da sua fibra (ele irá variar de músculo para músculo). Ao saber que tipo de fibras musculares você tem, você pode adequar o seu treino para maior ganho.

Embora sempre há diferenças nos indivíduos, existem algumas semelhanças em geral nos tipos de fibra musculares

Por exemplo, na maioria das pessoas, o extensor, visível músculo da perna, é principalmente formado de fibras lentas (tipo II) enquanto a panturrilha tem um percentual maior de fibras tipo I (rápidas).

Mais dois exemplos desta semelhança entre as pessoas: os abdominais e a parte posterior da côxa (atrás da perna). Estes dois grupos musculares são geralmente feitos com fibras rápidas.
Se você é daquelas pessoas que realmente levantam muito peso, fazem inúmeras repetições e não crescem, não ganham massa, é por causa do tipo de fibras que você tem... Mas sabendo treiná-las você crescerá.

Vai aí uma técnica de treino:

Pegue um peso moderado e segure nas mãos que você não escreve. Levante 20x numa velocidade normal. 
Usando seu outro braço, use esse mesmo peso e faça uma contração isométrica, quero dizer dobre seu braço e segure até doer. 
Então mova o peso lentamente na primeira descida, aproximadamente em quatro tempos. Quando você começar sentir  “dor”, faça o mesmo movimento descendo em 2 tempos.  
Até levar a exaustão máxima. 
Troque os braços e repita a mesma série no outro. 
Faça várias séries dessa… 
Vai chegar uma hora que provavelmente, ficará mais difícil de levantar as 20 repetições. 
Após o levantamento é provável que você sinta ficar inchado. 
Por quê ? 
Quando você levanta um peso, você recruta uma certa porcentagem de fibras musculares. Quanto mais você levanta peso, mais você recruta  fibras musculares. Ao utilizar esta técnica de flexão , você recruta uma maior porcentagem de fibras musculares, ainda protege suas articulações, tendões e ligamentos. 



Bem, a maioria das pessoas só usa 30-40% dos seus músculos por não saberem treiná-los. 


O Músculo responde às mudanças do treino 
Se você colocar sangue no seu tríceps através do exercício de peito, o supino por exemplo, então você deve treinar seus tríceps nesse mesmo dia para permitir maior recuperação. 
A diversidade é a chave para a estimulação muscular.  


Recuperação

Tudo depende do quanto rápido você vai se recuperar. Quanto mais intenso o treinamento  mais tempo leva para se recuperar. Se você consegue se  recuperar rápido o suficiente, então você pode treinar  mais. Algumas pessoas  têm dificuldade na recuperação e por isso não podem treinar com tanta frequência. 

Recuperação é a chave e é por isso que é importante acrescentar cardio, porque ajuda a melhorar a circulação sanguínea, fornecendo ajuda na oxigenação do músculo e jogando  todas as coisas ruins para fora. 

O objetivo é estimular  a sua fibra muscular e, em seguida, deixá-la  recuperar-se  o máximo possível para então, ser capaz de alcançar máxima estimulação novamente. Isso permite ganhos. 



Como treinar seu tipo de fibra muscular

Quando estiver treinando com pesos, o objetivo é treinar mais fibras musculares possível. Quanto mais fibras musculares, significa maiores ganhos de força e massa muscular. 


Se as suas fibras musculares consistem principalmente por fibras lentas, terá que treinar para afetar o maior número dessas fibras musculares, você precisará de maiores repetições, curtos períodos de repouso e de maior volume. Isso  porque elas demoram mais tempo para fadigar e requerem mais trabalho para maximizar o crescimento. 


Infelizmente, fibras lentas são limitadas no seu potencial de crescimento, mesmo que seu grupo muscular seja formado de fibras lentas, definitivamente deverá incluir algumas repetições menores para maximizar as fibras rápidas que você possa ter nessa área. 

Se você acha que tem dificuldades em ganhar massa em um determinado grupo muscular, é porque ele tem uma predominância de fibras musculares lentas. Repetições altas (por exemplo, 12 a 15), maior volume (mais conjuntosde exercicios) e curtos períodos de repouso (30 segundos a 60 segundos) pode ajudá-lo a maximizar seus músculos. 



Isso não significa que você não deva usar pesos pesados. Se você não utilizar pesos pesados, não dará aos seus músculos uma razão para crescerem. 



Mas se as suas fibras musculares em um determinado grupo consistem principalmente de fibras musculares rápidas, você é um dos sortudos. Vai ser mais fácil construir sua massa muscular - fibras musculares rápidas têm maior potencial de tamanho . 

Para maximizar os seus músculos com fibras rápidas, você precisará treinar de baixa a moderada repetições (por exemplo, de 4 a 8), períodos de repouso de cerca de 1 a 2 minutos e um volume de exercícios moderado ( volume muito garnde de exercicios irá comprometer sua recuperação). 

Se os seus músculos têm o que se chama de mix de fibras, quer dizer um pouco de cada,você pode dividir seu treino em altas e baixas repetições . Isso irá ajudá-lo a desenvolver todas as suas fibras musculares músculos. 


Alguns exemplos de atividades:
  • Ginástica Natural: atividade física onde se imita os movimentos dos animais. Utilizando o peso do corpo ganha-se força e resistência muscular trabalhando com contrações estáticas e exercícios isométricos, o qual exigem a permanência na posição por vários segundos. Esta é uma opção bacana de minimizar a sensação de obrigação aumentando o prazer de fazer uma atividade física. 
Trabalha as fibras rápidas



  • Bicicleta: atividade física com variação de carga e esforço. Trabalha principalmente pernas e glúteos, exigindo também dos braços, abdômen, peito e costa indiretamente. Pode ser praticada ao ar livre como em parques ou ruas ou ainda em trilhas com subidas e descidas alucinantes. Para as grandes cidades, praticar ciclismo indoor como as aulas de spinning, com variações de carga e intensidade é uma boa pedida. 
Trabalha as fibras lentas



  • Ginástica localizada: exercício basicamente localizado com utilização de cargas como pesinhos e caneleiras onde trabalha-se também coordenação motora, agilidade, melhora a condição cardiopulmonar, circulação sanguínea e condicionamento físico. Por usar carga na maioria de seus exercícios consegue-se definição muscular, massa magra e força. 
Trabalha as fibras rápidas



  • Pilates: exercícios de solo ou em aparelhos onde se trabalha o corpo todo num sincronismo impressionante. Esta atividade exige demasiadamente do praticante, porém dentro do limite de cada um. Com a sua prática se consegue músculos fortes, alongados, firmes e definidos, articulações mais saudáveis, melhor capacidade de respiração, sendo também uma modalidade anti-stress. 
Trabalha as fibras intermediárias



  • Movimentos isométricos: ao realizar os movimentos de exercícios mais comuns basta manter por três a cinco segundos na máxima contração, assim você isola a musculatura fazendo com que ela ganhe mais resistência, tônus e força. Mantendo-se nesta contração o esforço extra e o stress das fibras causados por esta simples atitude intensificam a hipertrofia, tendo como resultado o crescimento muscular. 
Trabalha as fibras rápidas



  • Boxe: esporte que envolve coordenação motora, agilidade, habilidade, velocidade, onde se adquire força principalmente nos braços pois os movimentos de socos fortalecem e definem a musculatura também de peito e costa. Desenvolve o condicionamento físico pois é uma atividade intensamente aeróbica também. 
Trabalha as fibras lentas



  • Musculação: tipo de exercício resistido onde geralmente são realizados com pesos, com variáveis de amplitude, carga, tempo de contração e velocidade controláveis, podendo ser aplicada de forma isométrica (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (com alternância de contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, suave ou intensa, com recursos aeróbicos ou anaeróbicos. Com tantas variáveis torna-se uma atividade física versátil sendo utilizada em diferentes objetivos. Esta é a atividade física com maior efeito no quesito ganho de massa muscular, sendo hoje eleita como uma das atividades físicas mais completas tanto para a obtenção da forma física, da estética quanto para a manutenção da saúde em qualquer fase da vida. 
Trabalha as fibras rápidas e lentas de acordo como numero de repetições. 

Fonte:
Dr. David Ryan ( atleta e médico) Medicina dos esportes com Elizabeth Quinn
Função e metabolism do músculo esqueletal
site bodybuilding.com
Fibras do músculo - na parte 2 da análise da profundidade por Jacob Wilson 


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Natação no inverno


Normalmente durante o inverno o tempo fica mais seco e a umidade relativa do ar permanece baixa. A recomendação de Médicos é de redobrar os cuidados com a saúde.

Sintomas

Os efeitos da baixa umidade do ar são facilmente percebidos, principalmente no inverno, provocando complicações respiratórias devido ao ressecamento de mucosas (lábios, boca, garganta e nariz), da pele e irritação dos olhos. Além disso, doenças alérgicas e do trato respiratório como asma, rinite e sinusite sofrem maior incidência. Crianças e idosos devem receber maior atenção, principalmente em pacientes com problemas cardíacos e respiratórios, pois apresentam maior suscetibilidade a estes agentes.


O tempo seco permite ainda, uma maior concentração dos poluentes gasosos na atmosfera, potencializando os efeitos destes sobre a saúde da população.

Estudos americanos, já na década de 80, comprovaram que níveis elevados de monóxido de carbono podem precipitar a angina, aumento de isquemia miocárdica e aumento na mortalidade por doença cardiovascular.

A imagem “http://imagem.vilamulher.com.br/temp/natacao-cuidado-agua-180208.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Já as altas concentrações de ozônio são claramente associadas com asma, doença cardíaca e pulmonares crônicas.



Alternativa para quem quer manter a boa forma
Para aqueles que desejam se exercitar e manter a boa forma, quando a umidade do ar está muito baixa, a orientação é não fazer exercícios físicos entre 10 horas da manhã e 16 horas, em locais ao ar livre. Uma ótima opção para manter a boa forma sem prejudicar a saúde é a Natação, que praticada em piscina coberta, mantém uma alta umidade do ar, umidificando vias aéreas além de manter um ambiente fechado à poluição urbana.


Cuidados

Algumas orientações básicas são o uso roupas mais leves, evitar aparelhos de ar condicionado e banhos prolongados com água quente, além de beber mais líquidos. Alguns hospitais recomendam que idosos e adultos pinguem gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos seis vezes ao dia, para evitar o ressecamento nasal e diminuir as chances de sangramento. Quem não tem o tradicional aparelho umidificador de ar, pode fazer uso de toalhas molhadas espalhadas nos cômodos das casas, especialmente durante a noite. Ainda deve-se procurar evitar aglomerações em ambientes fechados e observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta.

A imagem “http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/spanish/ency/images/ency/fullsize/19321.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Nadar é mesmo o melhor esporte para crianças com males respiratórios?
A natação é muito boa para a garotada que tem asma, bronquite e rinite alérgica, uma vez que o exercício ajuda a expandir os pulmões.

Mas os pais devem ficar atentos com o tipo de piscina. A imagem “http://imagem.vilamulher.com.br/temp/natacao-bebes-210108.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Aquelas tratadas com cloro, quando aquecidas, produzem um gás (a tricloramina) que inflama a mucosa do trato respiratório, agravando os sintomas. Em crianças sadias, esse gás pode até favorecer o aparecimento desses males, alerta o médico Richard Voegels, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial.

A imagem “http://oglobo.globo.com/fotos/2006/11/23/23_MHG_crianca_nadando.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
Para não correr riscos, os especialistas recomendam as piscinas salinizadas, que são tratadas com cloreto de sódio (sal). Se não for possível a substituição, prefira escolas de natação em ambientes ventilados. E, ao final da atividade, lave sempre o nariz da criança com soro fisiológico, orienta Voegels.

Fique de olho na qualidade da água

Hoje, existem três tipos de tratamentos de água de piscinas: com água clorada, água salinizada ou tratada com ozônio. Conheça alguns dados para decidir em qual piscina se exercitará ou apenas se deliciará em dias muitos quentes.

Água Clorada

Basicamente há três etapas no tratamento:
1. Físico: é a limpeza física da água ou a remoção da sujeira visível (filtragem, peneiração, aspiração, escovação);
2. Controle do pH: indica se a água está ácida (pH menor que 7), neutra (pH igual a 7) ou básica (pH maior que 7);
3. Desinfecção: considerada a etapa principal do tratamento da água que garante a qualidade microbiológica, reduz a níveis considerados seguros os microorganismos presentes na água. Apesar de muitos não serem nocivos à saúde, alguns podem causar doenças e infecções (faringites, pé de atleta, micoses, conjuntivites, meningites, etc).
Os microorganismos existem naturalmente nas superfícies expostas ao ar, inclusive na água. As piscinas ficam vulneráveis às doenças causadas por alguns destes microorganismos introduzidos na água por seus usuários. Há muito tempo o cloro vem sendo utilizado como desinfetante de águas de piscinas e também de águas potáveis, com bastante sucesso. O cloro é regularmente adicionado na piscina e deve ser testado diariamente para o controle do pH da água.
A imagem “http://ferrus.blogs.sapo.pt/arquivo/agua.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

Água Salinizada
Processo que transforma sal em cloro ativo natural, mantendo o mesmo padrão de higiene, mas sem deixar a pele e os cabelos ressecados. Este processo utiliza a molécula de sal e, através de uma forte corrente elétrica, quebra-a em íons de cloro e sódio. Estes íons de cloro se combinam com a água e formam o ácido hipocloroso, que trata a água da piscina.
A imagem “http://www.sabesp.com.br/Sabesp/filesmng.nsf/Imagens/sabespensina/textura_agua.gif/$File/textura_agua.gif” contém erros e não pode ser exibida.

Água Tratada com Ozônio
É o método mais sofisticado, que se baseia num sistema elétrico que purifica a água transformando o oxigênio do ar em ozônio, potente agente na eliminação das impurezas. Sendo um poderoso oxidante, tem uma ação desinfetante mais intensa e mais rápida do que o cloro. É o germicida mais poderoso que se conhece.
AllSport


Nas piscinas tratadas com ozônio, mesmo com o cloro residual, elimina-se totalmente os desconfortos causados pelo cloro, como ardência nos olhos, pele e cabelos ressecados. Problemas como rinite ou alergias, não são potencializados porque, na verdade o real causador destes sintomas são as cloraminas, resultados da reação do cloro com a matéria orgânica (microorganismos, urina, suor, etc) presente na água.
Apesar de parecer insignificante, a qualidade da água influencia e muito sua saúde. Fique atenta ao tratamento da água da piscina que você freqüenta, em que tipo de manutenção é dado e se existe uma preocupação freqüente por quem administra a piscina. Depois é só mergulhar de cabeça com tranqüilidade.

Dicas gerais:


  • Não freqüente piscinas com lesões de pele, diarréias ou portando doenças contagiosas;
  • Evite utilizar calçados na área da piscina;
  • Não se alimente nem beba na piscina;
  • Lave as mãos com água e sabão depois de usar o banheiro ou trocar fraldas de crianças;
  • Observe os testes de qualidade, que devem estar expostos próximos à piscina.
  • Não dispense a ducha. Resíduos de filtros solares, bronzeadores e sujidades podem contaminar a piscina;
  • Fique atento à cor da água. Água turva ou esverdeada é sinal de tratamento inadequado. A água deve estar transparente de modo que seja possível a visualização dos frisos dos azulejos;
    Se houver excesso de cloro, os metais da piscina podem estar corroídos.
  • Verifique se as bordas da piscina estão lisas, sem presença de sujidade e/ou oleosidade;
  • Não devem existir azulejos quebrados nem rachados nas piscinas;
  • Cheiro forte de cloro e irritação nos olhos não significa, excesso de cloro e sim demanda insuficiente e alteração de pH.
  • Fonte:http://tudosobrenatacao.blogspot.com.br



    quarta-feira, 22 de maio de 2013

    Passo a Passo – maquiagem super preta inspirada em Claudia Leitte


    O make trabalha basicamente com três tons: nude, cinza e preto. Parece difícil mas não é! Com a ajuda de uma fita você consegue fazer certinho o cat eyes e arrasar no make. Confira abaixo o passo a passo:
    Comece o make aplicando lápis bege abaixo da sobrancelha de forma bem generosa, depois espalhe com os dedos.

    Coloque uma fita crepe ligando o fim do olho com o fim da sobrancelha e na sequência aplique lápis preto (do tipo macio!) até a dobrinha do olho, levando o tom até a fita, dando uma leve levantada(fazendo um gatinho).
    Retire a fita e esfume toda a bordinha desse preto sem subir muito o tom. Depois aplique o lápis rente aos cílios inferiores e esfume novamente, ligando a parte inferior com a superior. Também esfume o côncavo de leve.
    Com um pincel fofinho, esfume uma sombra cinza opaca do meio do olho para fora, deixando o cinza mais suave no canto externo e mais o forte no desenho do côncavo.
    Com o mesmo pincel, pegue uma sombra preta opaca e esfume por cima do cinza, mas deixando a borda clara e concentrando o tom preto até o limite do fim do olho (assim o “gatinho”  e o côncavo continuam cinza).
    Com um pincel fofinho e pontudo, aplique uma sombra bege opaca (cor da pele, vale o pó facial!) no canto interno, levando o tom entre o cinza e o preto, para criar essa suave divisão acinzentada.
    Por cima do lápis preto, aplique sombra preta opaca na pálpebra até a dobrinha do olho e rente aos cílios inferiores.
    Pra deixar o preto da dobrinha do olho ainda mais potente, aplique delineador em gel por cima, também aplique em toda linha d’água e um pouco rente aos cílios inferiores.
    Finalize com cílios postiços.



    terça-feira, 14 de maio de 2013

    Índice Glicêmico x Treinos: saiba o que comer


    Você já ouviu falar de índice glicêmico dos alimentos fonte de carboidratos? Entenda como saber isso ajuda você a melhorar a utilização deste nutriente.
     


    O que engorda é comer muito carboidrato em um único momento, pois vamos ter mais carboidratos do que nossas células precisam naquele momento. Como o carboidrato tem rápida digestão, entra rapidamente na circulação e estimula a liberação de insulina. Se a quantidade de carboidratos que comemos naquele momento é maior que precisamos, estocamos. O que melhora um pouco essa velocidade de ingestão é o tipo de carboidrato que ingerimos (índice glicêmico dos carboidratos, que vamos abordar abaixo).
    Mas quais os tipos de carboidratos que ingerimos?
    Um dos principais pontos de diferenciação dos carboidratos é o tempo de digestão e absorção. Classificamos os carboidratos avaliando quanto tempo o alimento que comemos vai ser digerido, absorvido e vai estar disponível na circulação sanguínea na forma de glicose pronto para ser utilizado pelas nossas células. Chamamos isso de índice glicêmico (IG). Quanto mais alto o mais alto o IG mais rápido é o tempo de digestão e absorção.
    Podemos separar os carboidratos contidos nos alimentos pelo seu IG e podem ser chamados de simples e complexos:
    A grande diferença entre eles é o IG. Os simples têm um IG alto, o processo de digestão e absorção é rápido, produzindo um aumento súbito da taxa de glicose no sangue (glicemia) e os carboidratos complexos, que correspondem àqueles com estrutura química maior, são digeridos e absorvidos lentamente, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia e por este motivo possuem um IG mais baixo.
    Mas qual é a relação deste no momento do treino, qual devo comer?
    O que comer antes durante e após a atividade física:
    Antes: em geral, o ideal é consumir alimentos de baixo índice glicêmico. Não é muito interessante ter aumento súbito da glicemia momentos antes do exercício. Isso causaria uma liberação de insulina que atrapalharia a liberação adequada de hormônios importantes para a atividade física (cortisol e glucagon).
    Durante: em geral consumir alimentos de médio e rápido IG, pois no momento do exercício, os hormônios presentes (cortisol e glucagon) inibem a ação da insulina.  E conseguimos absorver a glicose para nossas células por uma ação metabólica estimulada pelo exercício que independe da ação da insulina.
    Após:  após a atividade física, o ideal é consumir alimentos de alto IG, para inibir a ação dos hormônios presentes (cortisol e glucagon) e estimular a produção de insulina e reposição dos estoques de carboidratos presentes no fígado e na célula muscular, que têm o nome de glicogênio, e entrar em processo de recuperação do exercício.
    Mas como saber qual o IG dos alimentos?
    Geralmente, a presença de fibras deixa o IG mais baixo, então alimentos integrais como arroz, pão, macarrão, frutas, barra de cereal, etc. Durante as refeições, a presença de fibras, proteínas e/ou gorduras diminui o IG dos alimentos. Alimentos com IG mais altos são geralmente os feitos de farinha refinada (pão francês, macarrão normal, bolacha, etc.) além de mel, açúcar. Abaixo segue uma tabela de alimentos e IG correspondente.
    Cuidado
    Não faça as escolhas alimentares baseadas unicamente no índice glicêmico. Uma série de outros fatores deve ser considerada para uma dieta balanceada.


    Alimento
    Índice glicêmico
    MASSAS



    biscoito de água
    médio

    bolo  simples
    médio

    croissant
    médio

    macarrão
    médio

    macarrão integral
    baixo

    massa de torta
    médio

    pão bagel
    alto

    pão branco
    alto

    bisnaguinha
    alto

    pão francês
    alto

    pão de aveia
    baixo

    pão de centeio
    médio

    pão integral
    médio

    pão multicereais
    baixo

    pizza de queijo
    médio

    waffle
    alto
    CEREAIS MATINAIS



    all bran
    baixo

    aveia
    baixo

    corn flakes
    alto

    muesli/granola
    médio

    rice krispies
    alto
    CERAIS (GRÃOS)



     milho
    médio

    arroz branco
    alto

    arroz instantâneo
    alto

    arroz integral
    Baixo

    arroz parboilizado
    baixo

    arroz selvagem
    baixo

    centeio
    baixo

    cevada
    baixo

    pipoca
    médio

    barra de cereais
    médio

    trigo
    baixo
    FRUTAS



    abacaxi
    médio

    ameixa
    baixo

    banana
    médio

    cereja
    baixo

    kiwi
    médio

    laranja
    baixo

    maçã
    baixo

    manga
    médio

    melancia
    alto

    melão
    médio

    papaya
    médio

    pêra
    médio

    pêssego
    baixo

    pêssego em calda
    médio

    suco de laranja
    alto

    uva
    baixo

    uva passa
    médio
    LEGUMINOSAS E TUBÉRCULOS


    abóbora
    alto

    batata assada
    alto

    batata cozida
    alto

    batata doce
    médio

    batata-frita
    médio

    beterraba
    médio

    cenoura
    médio

    ervilhas
    baixo

    feijão
    baixo

    lentilha
    baixo
    SOPAS



    ervilha
    médio

    feijão
    médio

    lentilha
    baixo

    tomate
    baixo
    AÇÚCARES



    frutose
    baixo

    glicose
    alto

    lactose
    baixo

    maltose
    alto

    mel
    alto

    sacarose
    médio



    Fonte: Nutricius