Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Gengibre: analgésico e antiinflamatório natural que também ajuda a emagrecer

O gengibre é uma planta de origem asiática e no Brasil faz muito sucesso principalmente nas festas juninas, por causa daquele "ardido" que dá no quentão. Mas você sabia que ele pode (e deveria) ser consumido durante o ano todo? Quem quer emagrecer também deve apostar nela e a safra dura o ano inteiro.

A raiz pode ser consumida de várias maneiras e faz muito bem à saúde. É boa para a circulação sanguínea, digestão e também combate o envelhecimento. A parte que aproveitamos do gengibre é o caule, que fica embaixo da terra. As propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, principalmente do canfeno, que é bactericida e antiinflamatório. “O canfeno é um óleo e tem efeito anestésico. Ele pode ser usado em gargarejo, para dor de garganta, gripes e resfriados. Ele também pode ser usado para massagens e dores reumáticas”, explica a farmacêutica, de São José do Rio Preto (SP), Sirlene da Costa.

Apesar de ser recomendado o uso do gengibre para problemas estomacais, em pessoas com úlcera ativa o consumo da tintura pura (maior concentração de ativos) deve ser evitado. Pessoas com problemas cardíacos também devem consumir com moderação.

Devido à presença de terpenos, um óleo, deve-se lavar as mãos após o manuseio e evitar exposição solar para não manchar a pele, assim como o limão.





O gengibre também ajuda a emagrecer porque acelera o metabolismo e facilita a digestão. O ideal é tomar uma xícara de chá de gengibre logo depois das refeições. A mistura leva limão, açúcar, cravo e canela. Tomando uma xícara de chá após o almoço, ele evita a formação de gazes, tão incômoda para muitas pessoas.

Por ativar a circulação sanguínea, ele é muito usado em spas e clínicas de estética em tratamentos contra a celulite e massagens terapêuticas.

Além dos benefícios citados, o gengibre é um ótimo anti-histamínico. Ele 
funciona bem em reações alérgicas tais como urticária e pápulas. Pode-se tomar o chá e também fazer compressas (em temperatura ambiente) no local.

Na hora de escolher, prefira os de casca lisa e com brilho. O gengibre também tem em sua composição o gengirol. É ele que dá esse sabor picante e o torna um poderoso antioxidante. Os alimentos antioxidantes têm a função de combater o envelhecimento das células e os radicais livres. Ele também pode ser consumido com frutas, na forma de sucos.



Seguem algumas dicas para você  ter uma boa dose diária de gengibre:

- Ao fritar alguns alimentos junte o Gengibre e mexa bem: ele vai adicionar um sabor  revigorante para qualquer prato de carne e vegetais.
  A maioria das farmácias ou lojas de produtos naturais vendem gengibre  em pó, em comprimidos ou cápsulas. 
       
- Procure por um extrato com gingerols  5%.
- Use uma compressa de gengibre  sobre zonas  doloridas: isso vai estimular a circulação   sanguínea e aliviar dores nas articulações.


Beber chá de gengibre: É barato. É muito  fácil. O gosto é ótimo. E cura


Nenhum comentário:

Postar um comentário