Páginas

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Benefícios da drenagem linfática no pré e pós operatório



          Hoje em dia, com toda a divulgação do uso da drenagem linfática, torna-se praticamente desnecessário comentar os benefícios proporcionados pela ativação desse sistema.
          Normalmente, as aplicações de drenagem linfática manual em cirurgias iniciam-se, no mínimo, uma semana antes da cirurgia.
          No pós operatório, o início de utilização da técnica sempre vai depender da autorização (obrigatória) do médico cirurgião e do tipo de cirurgia. Por ex, após a cirurgia  de face, geralmente aguarda-se 48 horas, sendo a primeira e única técnica realizada nesse período. Porém, há restrição a alguns movimentos da DLM, pois há de se cuidar para que não haja, sob hipótese alguma, deslocamento do tecido operado. O método do Dr. Vodder é o método mais comumente indicado para os pós cirúrgicos. A DLM poderá ser executada por completo somente após 15 dias do ato cirúrgico.
          Em outros tipos de cirurgia, geralmente aguarda-se a retirada dos pontos.

Benefícios no pré operatório:
- Auxilia na redução da espessura do tecido
- Diminui o líquido intersticial excedente
- Descongestiona as vias linfáticas
- Aumenta a elasticidade do tecido
- Promove relaxamento físico e mental
- Alivia ansiedade e tensão

Benefícios no pós operatório:
- Auxilia na diminuição do edema e do hematoma
- Auxilia da desintoxicação do tecido
- Diminui a dor e o mal estar
- Promove uma cicatriz de boa qualidade

- Ajuda a prevenir complicações

A técnica deve ser aplicada por profissional habilitado. Há muitos "profissionais" que aplicam outros tipos de técnica, inclusive massagem modeladora, acreditando ser drenagem linfática.
Por isso, muitas pessoas temem o tratamento com drenagem linfática por pensarem que vai ser doloroso. Muito pelo contrário, o toque é (e deve ser) tão suave que desde a 1ª sessão já proporciona uma sensação de alívio e bem estar.


Mari Fernandes       

                                                             
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário